segunda-feira, 18 de maio de 2009

Mantendo sua ave segura

Se sua ave tem a(as) asa(s) cortada(s) ou não você deve tomar alguns cuidados, pois todos os cuidados são poucos quando sua ave está fora da gaiola...

Defina o local onde ficará a gaiola e sua ave :
Evite local que seja passagem de pessoas, e com barulho.
A sala pode não ser um ambiente adequado, em virtude do trânsito de pessoas, e do barulho de televisão e de visitas, o que pode interferir no período de sono da ave. Excesso de claridade deve ser controlada com cortina, etc. ao longo do dia.
Varanda : pode ser colocada a gaiola durante o dia, devidamente protegida de ventos, deixando uma parte da gaiola na sombra. Cuidado com possíveis predadores que podem pousar na sua varanda (gaviões, etc.)
Cozinha : não é local adequado, devido ao cheiro dos alimentos preparados, instrumentos cortantes, teflon das panelas, etc.
Cuidado !
* Com produtos que possam fazer mal à ave : purificadores de ar, velas em uso, perfumes, cigarros, produtos químicos, plantas tóxicas, etc.
* Se sua ave está acostumada a voar pela casa, também você deverá redobrar cuidados : as janelas devem estar com cortinas, ventiladores de teto desligados, etc. Pense na possibilidade de colocar telas na janela e/ou varanda do apartamento.
* Tome muito cuidado com sua ave andando pelo chão da casa, elas podem ser pisoteadas sem querer. Infelizmente vemos muitos casos de pessoas que se distraem, e não percebem a presença da ave no chão, e na maioria dos casos, a ave acaba morrendo.
* Jamais deixar a ave voar pela cozinha, com asa cortada ou não, as consequências podem ser desastrosas, principalmente se o fogão estiver sendo utilizado.
* A ave não deve ser deixada fora da gaiola, sozinha sem supervisão.
* Cuidado com outros animais na casa! cães, gatos, etc. não devem ser deixados sozinhos com a ave.
* Nas datas comemorativas, as aves podem se assustar com o barulho dos fogos, procure ficar nesses momentos com sua ave, para passar a ela segurança e minimizar situações como debater-se na gaiola.
Não saia com sua calopsita ao ar livre, mesmo sua ave estando com asa cortada, pois a calopsita se assusta com facilidade e, além de acidentes que podem ocorrer, existe uma grande chance de a ave fugir. Em resumo, não dá para prevermos as suas reações.
Observação importante:
Não confie em seu animal de estimação, seja gato, cachorro, papagaio, por mais manso e confiável que pareça. Relacionamentos como os da foto, entre calopsita e outros animais podem até ser possíveis, mas são exceções. São animais que cresceram juntos e se adaptaram ao relacionamento de um com o outro, e mesmo nesses casos, alertamos para que isso ocorra sob supervisão de seu dono.
Muito cuidado com aves maiores que a calopsita : papagaios e outras espécies de pássaros podem agredir a calopsita sem intenção, pois a força de seu bico machuca de forma muito intensa.
As Calopsitas são muito curiosas!!!
É muito engraçado ver o comportamento da calopsita, por ser uma ave extremamente curiosa, e jutamente por essa razão, precisamos ter o máximo de cuidado com tudo o que possa estar acessível ao contato da ave.


Fonte: www.portaldascalopsitas.com.br por Flávia Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário